Projeto Residencial
Casa 10 - São Paulo

As frentes das casas dessa vila, construída na década de 60 em São Paulo, foram concebidas como espaço de convívio dos moradores, sem muros frontais nem laterais. Com o passar do tempo, as pessoas foram dividindo as áreas entre as casas e transformando em garagem.
Na casa 10, retomamos a idéia original e integramos a frente com a casa vizinha, pertencente à mesma família.
O deck nivela o terreno para que a permanência seja mais agradável; a árvore e os vasos dão certa privacidade ao convívio e contribuem para a atmosfera do lugar.

A integração também acontece dentro da casa: todas as paredes do andar térreo foram demolidas, conectando sala de estar, jantar e cozinha.


As generosas aberturas trazem luz natural abundante e possibilitam vista agradável para o pátio dos fundos e para o deck da frente. As grandes portas de correr da entrada e pátio, quando totalmente abertas, conectam o interior ao exterior.

Acima da escada foi instalada uma grande clarabóia de vidro, que leva luz natural para o andar térreo, no centro da casa.

No andar superior, o quarto dos fundos ganhou luz natural abundante e conexão com a laje da edícula, formando um terraço privativo.

Projeto e obra BM estúdio / Fotos por Gustavo Otsuka.